quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Gratidão!


 
 
Esta semana estava bem frio aqui. O vento forte faz a gente arrepiar um pouco, e todos começaram a usar os seus cachicóis, sweters e a vestir mais elegantemente, o que eu acho um máximo. Mas sempre há aqueles que estão reclamando do tempo,né? Quando faz frio reclama, quando faz calor reclama, quando faz neve reclama, quando chove reclama...É bem difícil entender o que as pessoas gostam ou querem. Eu bem que tô tentando aprender esta lição e tento me policiar para não reclamar, porque quando reclamamos de algo cada dia parece que vira um vício. Então decidi só aproveitar o vento gelado tocar meu rosto e desfrutar. À noite agradeço a Deus por meu filho estar aquecido e dormindo  confortável e peço para Ele continuar nos mantendo aquecidos.

Não é só porque Thanksgiving está chegando que quero falar sobre este assunto, mas sim porque eu bem que comecei a ficar meio frustrada com tudo que as pessoas reclamam. É claro não sou nem uma santinha e nem quero que pensem que quero ficar dando lições de moral a todos , eu reclamo também , e é exatamente por esta razão que estou tentando refletir sobre o assunto hoje. Acho que nos acostumamos a reclamar e ver o negativo de tudo. Quando estamos sem emprego, ficamos meio loucos a procura de um meio para suster nossas necessidades básicas que só o dinheiro pode satisfazer. E quando temos um emprego e temos que trabalhar demais, reclamamos por trabalharmos. O que é pior: trabalhar demais, ou não trabalhar? Quando me vejo reclamando disso, me concentro por um momento para pensar na minha situação quando eu procurava por um trabalho, e penso até onde cheguei. Cheguei exatamente onde eu queria estar. Então, por que reclamar? É melhor parar e agradecer sinceramente por estar trabalhando.

Quando a fome bate, reclamamos por estar com fome, e depois que comemos e estamos mais que satisfeitos...a reclamação é que comemos demais. Mas o pior para mim é ver as pessoas reclamando da comida. Caramba, come e seja grato pela comida servida. Pense no tempo exigido e todo o trabalho investido para alguém  preparar a comida. Eu Trabalho em um lugar em que temos desjejum de graça, almoço de graça...a melhor comida do mundo. Tudo que você deseja alí desde a sobremesa, saladas, frutas, sorvetes...um paraíso...só quem conhece entende do que estou falando...e o melhor  é que tudo é de graça. Acredite, há muitos ainda que reclamam. Dá vontade de sacudir certas pessoas e dizer: “Ei, acorde!! Em que mundo você vive? Não existe um lugar como este que oferece tudo isso de graça!!!!” No meu último trabalho até mesmo a água eu tinha que comprar. E agora temos chá, café, chocolate quente, milkshake, limonada, refrigerantes e tudo mais que você quer, gratuíto. As pessoas não reconhecem as bênçãos que tem.

Algo bem comum é reclamar que não temos o sapato vermelho que combina com o novo vestido, reclamamos que não temos algo novo no guarda-roupa para a festa de aniversário que estamos indo semana que vem...enquanto sei de pessoas que literalmente nem tem mesmo o que vestir ou calçar.

A lista aqui é infinita. Eu poderia passar horas e horas pensando nas coisas que chamam as reclamações...mas que tal pensarmos nas coisas que são dignas de gratidão?

Acho que não é muito difícil revertermos este assunto. Quando formos tentados a reclamar de algo, por que não agradecer? Tenho certeza que vamos ver diferença no ambiente ao nosso redor. Ninguém gosta de estar com pessoas negativas que reclamam de tudo na vida. Se estamos sendo essa pessoa, vamos listar as razões pelas quais podemos começar a ser mais positivo e mais grato.

Sou muito grata por eu estar rodeadas por pessoas que agradecem por tudo o que eu faço o tempo inteiro. Isso eleva minha auto-estima, mas o melhor de tudo, me motiva a fazer tudo de novo fazendo o meu melhor. Um filho que lava as louças e a mãe agradece ao invés de reclamar por ter sido mal lavado, vai ter o retorno positivo de que o filho vai estar motivado a lavar as louças denovo e quem sabe mais bem lavado? O esposo que agradece a esposa por ter limpado a casa, vai fazê-la sentir-se mais valorizada e motivada a limpar a casa. O gerente que elogia e agradece um funcionário pelo bom trabalho, vai conseguir um trabalho eficaz e mais produtividade. O pai que diz parabéns ao filho pelas boas notas da escola e agradece pelo esforço investido para um teste de escola, terá mais boas notas no boletim do que o pai que ignora as boas notas e só reclama nas notas ruins. A mãe que vai falar com o filho quieto na sala de jantar e elogia e agradece pelo bom comportamento, terá mais sucesso do que ir brigar com o outro filho que está gritando e chorando para chamar a atenção. As duas crianças querem atenção...se a que se comportou bem não teve a sua atenção, na próxima vez você terá duas crianças chorando e gritando e não duas sorrindo e brincando.

            Quero que pensemos na importância da gratidão diariamente, mesmo em situações que nos tirem do sério e em situações que não vemos razão para estarmos gratos. Há sempre um lado positivo de tudo. Pelo menos, eu me esforço por acreditar nisso. Não há nada tão poderoso quanto a gratidão. Ela é com certeza uma das chaves para a felicidade. Que possamos listar todas as nossas bênçãos já adquiridas quando tudo na vida é problema e escuridão. Que possamos agradecer diariamente por vivermos em um país com liberdade religiosa, pela saúde que desfrutamos para trabalhar, pela alegria de termos filhos, pela bênção de termos família, por tantas bênção que nos são concedidas cada dia. Que nas nossas conversas tenhamos mais GRATIDÃO do que reclamação!!!

  Ideias de Natividade