sábado, 21 de junho de 2014

Joelhos ralados

No início desta semana enquanto eu assistia o jogo do Brasil contra o México, o Daví encontrou uma caneta preta permanente e silenciosamente riscou a porta de um dos banheiros. Quando eu vi o que ele havia feito fiquei bem estressada porque sendo uma porta branca o trabalho para eliminar as manchas era muito grande. Briguei com ele e comecei a tentar limpar. Ao ver que eu estava fazendo ele imediatamente começou a limpar a porta para que eu não ficasse mais chateada com ele. Conseguimos eliminar parte das manchas com alcool, mas agora só pintando a porta para ficar bonita denovo. E claro que muitas outras partes da casa também vão precisar de reforma por causas das “obras-de-arte” do Daví.
Cada dia o Daví chega com os cotovelos ou joelhos ralados das quedas que ele leva frequentemente. Muitas vezes ele nem chora mais, mas quando dói mesmo ele chora um pouquinho e aí volta a fazer o que estava fazendo antes. O meu medo mesmo é de ficar cicatrizes permanentes, especialmente no rostinho dele. Mas essas coisas são um tanto quanto inevitáveis.
Há marcas com as quais me preocupo mais ainda. E que não podem ser corrigidas com um balde de tinta ou curativos. Essas marcas talvez não podem ser vistas com os olhos, são as cicatrizes no coração. Deixe-me explicar.
Agora que sou mãe preciso atentar para as minhas ações e muito para as coisas que digo. Me vi muitas vezes fazendo comparações do Daví com outras crianças. Ou porque ele não falava tanto quanto os outros meninos, ou porque não conseguia fazer certas coisas que ao meu ver já estava na hora. E quando eu expressava isso com palavras tais como. “Seu amigo já está andando desde os 9 meses, ou tal menina fala frases completas.”... percebi então o grande erro que eu estava cometendo. Percebia o meu menino desmotivado e o pior porque eu o estava desmotivando. A verdade é que cada pessoa é única. Com habilidades diferentes. Ao compreender isso melhor vi um grande progresso  do Daví em muitos sentidos. E eu policio minhas ações com mais frequência. Não quero ele crescendo sem auto-estima ou com traumas que demoram a vida inteira para superar. Nossas palavas tem muito poder. Se você dizer para uma criança que ela é feia. Ela vai acreditar. E se alguem depois dizer que ela é bonita ela vai duvidar. Se ela crescer pensando que ela é linda, dificilemente alguem a fará aceitar o contrário. Enquanto pais, devemos plantar as sementinhas de confidência nos nossos filhos para que eles cresçam adultos mais felizes e bem sucedidos.
Sei que Há outras cicatrizes que podem ser permanentes tais como decepção com um amigo, com a namorada e por aí segue. Essa é a vida. Mas acima de tudo quero que o Daví acredite que no amanhã tudo pode ser melhor. Que há sim beleza nas pessoas, e que a beleza de caráter dele deve ser nutrida sempre.

Outras marcas que talvez não vejamos são as espirituais. Todos nós somos pecadores. Todos cometemos erros, mas sei que seja qual for a situação na nossa vida, ela pode ser corrigida. Isso não significa que não é difícil, às vezes leva muito tempo para ser curado de certas coisas ou livrar-nos de certos hábitos, mas sei verdadeiramente que quando decidimos seguir a Jesus Cristo com toda a nossa alma e coração tudo pode ser corrigido por meio de sua Expiação.

  Ideias de Natividade