sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal


No domingo passado na igreja, estava eu na classe dos valorosos com as crianças de 10 e 11 anos de idade. Como aula especial,é claro estávamos falando sobre o nascimento do Salvador. Assistimos a alguns filmes e as crianças estavam atentas. A cena que se passava num momento era a cena em que José conduzia a Maria no jumentinho a procura de um lugar para se hospedar e ter o bebêzinho num lugar, vamos dizer que, confortável. De repente um dos meninos olhou para mim e disse: "Lucy, Você está grávida! imagine se fosse você sentada nesse jumentinho, prestes a ter seu filho. Espero que você nunca passe por isso que eles passaram". Todos na classe riram, mas fiquei pensando sobre isso de maneira que aquele menino de 11 anos nem se quer pode compreender. Todo esse sentimento que envolve a maternidade é algo incrivelmente novo para mim. É claro que quero oferecer o melhor para o meu filho, proporcinar um ambiente cheio de amor, e de todo comforto possível. Eu,meio perdida em minhas preocupações, pensando em como serão as próximas 14 semanas esperando pela chegada do Daví, pensando em como vou conseguir comprar uma casa até Fevereiro e em comprar tudo para ele ter um quartinho lindo.Com algumas coisas fugindo do controle dos meus planos, me imaginei sim no lugar de Maria. Ela não teve opção. Imagine as dores que ela sentia, a bolsa se rompendo, e seu coração apertado querendo um lugarzinho para dá a luz ao seu filho amado. Com certeza ela não planejou ter o seu bebêzino num lugar sujo e mal cheiroso, mas foi assim que aconteceu. O filho de Maria, o Salvador do mundo não nasceu num berço de ouro como ele merecia. Mas com certeza o filho de Deus estava sendo deixado sob os cuidados de pais amorosos e virtuosos. De alguma forma aquele domingo fez meus sentimentos se acalmarem e lembrar que tudo fica bem no final de tudo.
Estou muito feliz por estar aguardando a chegada do meu maior presente, o meu filhinho Daví.  Eu comecei a sentir os movimentos dele com mais frequência. É tão interessante. Amo conversar com ele. Amo imaginar como ele vai ser, com quem vai parecer, o que vou deixar ele fazer, o que não quero deixar ele fazer...enfim, é uma fase especial demais.
No ano passado,nesta mesma época meu coração estava partido por ter perdido um bebêzinho, neste Natal meu coração nem cabe de tanta alegria por estar esperando um menininho. O Senhor nos abençoa tanto!
Este ano de 2011 foi o melhor ano de todos, obtivemos muito progresso e alcançamos muitas de nossas metas. As bênçãos materiais foram importantes, mas nada se compara as bênçãos espirituias que recebemos. Neste natal, nem estou pensando em presentes, já recebi o suficiente, e o meu papai noel, foi o meu Pai Celestial que tanto me abençoou durante todos os dias deste ano. Estou profundamente grata por esta época natalina e já aguardo ansiosa pelo próximo ano. Por agora quero voltar o meu pensamento ao nascimento de Jesus Cristo ,e voltar meu coração ao verdadeiro significado do Natal.
Feliz natal a todos!!!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Meu homenzinho- My little man

Ontem tive uma ultrassonografia para checar o sexo do meu bebêzinho. E é um menino!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É claro que estou explodindo de felicidade, eu ficaria do mesmo jeito por uma menina. Mas Ben , Meu pai e o meu sogro estão flutuando de felicidade porque vão ter um meninozinho. Coisa de homem mesmo,né?:)

Meu pai ficou soluçando de chorar de felicidade,dizendo:`Eu sempre quis ter um netinho`. Isso foi tao bonitinho! E claro que eu fiquei chorando de emoção tambem.



Eu anexei a fotinho da ultrassonografia pra vcs verem. Não está numa boa resolução,porque meu filhinho ficava mexendo sem parar. Mas dá para ver as parteszinhas dele e o perfil dele na primeira fotinho. Para mim, estar esperando esse menininho é mesmo um milagre divino. Estou muito feliz. E Este é mesmo um presente de Deus!

*****************************************************************************
Yesterday I had an ultrasound to check the sex of my baby. And It is a boy !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Of course I am filled with deep joy, I would feel the same way for a girl. But Ben, My father and my father-in-law are walking on clouds of happiness because they will have a little boy. Man  thing, right?:)


My father was sobbing with tears of joy, saying, `I always wanted a grandchild '. That was so cute! Of course I was crying with emotion too.


I attached the little pictures of ultrasound to show you guys. It is not in a good resolution, because my baby was stirring. But you can see the `boy thing, and his profile in the first little pictures. For me to be Expecting for my little boy is really a divine miracle. I am very happy. And It is a gift of God!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Uma lista de agradecimento


Gosto muito deste mês de Novembro, porque é neste mês que comemoramos o Thanksgivings (Ação de Graças). Gosto muito mais do que o Natal. Natal vem aquela idéia de fazer uma lista de pedidos de presentes.O que não é ruim, mas para mim é muito mais significativo reservar um tempo para fazer uma lista de agradecimentos. Esta é a época perfeita para permitir que meu coração reflita sobre todas as bênçãos que tenho recebido, das grandes à menos despercebidas. Sabe? Foram nas pequenas bênçãos para mim que foram se acumulando e quando enumerei-as me surpreendi. A minha lista de agradecimento é muito grande. Há tantas coisas pels quais me sinto grata neste momento.. Não dá para citar tudo, mas acho que vale a pena contar as bênçãos sim. Contar para lembrar do quanto o Pai Celestial é maravilhoso e nos ama. Lembrar do quanto Ele se importa conosco e do quanto devemos a Ele. Mas Essa gratidão estende-se Aquelas pessoas que também contribuíram para nosso bem-estar e que permaneceram conosco nas caminhasdas difíceis da vida. Agradecer por tudo que fazem a nós. Pequenos atos de gentileza ao meu redor diariamnete faz com que eu me sinta feliz e me sinta valorizada.


Estou vivendo numa fase em que eu sinto como se eu subisse numa montanha e lá do alto percebesse o quanto as coisas foram acrescentadas na imensidão da minha vida. E assim  voltasse minha voz lá para o céu em agradecimento por tudo que Deus tem feito por mim. Mas então aquela montanha é o meu quarto, no segredo das quatro paredes, numa voz baixinha, ou em silêncio, é quando oro ao Pai Celestial e só Ele pode entender o quão profundo e sincero é  minha gratidão pelo infinito amor e misericórdia que Ele tem por mim.
Pois bem, Pensando nas coisas pelas quais me sinto grata, a primeira da lista não poderia ser outra, Gratidão pelo evangelho de Jesus Cristo na minha vida. Eu sei que é simplista falar que sou grata pelo evangelho de jesus Cristo porque há inúmeras bênçãos incluídas nele, mas por agora posso dizer que sou Grata por este milagre do evangelho restaurado. Sem ele,nada do que eu tenho,eu teria. O evangelho não só mudou a minha vida e meu caráter, como me trouxe as amigas que me ajudaram e me levaram para o bem. Sem os padrões do evangelho de Jesus Cristo eu não poderia ter casado no Templo Sagrado do Senhor com um homem digno. O homem da minha vida com quem tenho a promessa não só de viver com ele nesta vida,mas para sempre. Ainda no topo desta lista, é claro que estou muito grata por estar esperando um bebêzinho. Hoje descobrimos que é um menino. Essa é uma das maiores bênçãos de toda a minha vida.Meu coração transborda de gratidão por esta bênção tão sagrada.

Mais do que eu posso expressar, sou grata pelos bons pais que tenho. Meus pais são pessoas maravilhosas, que me cuidaram e me guiaram sempre. Eu não poderia pedir por pais melhores. Sou grata demais por ter um irmão querido. Minha família é meu presente maior. Falei agora pouco que sou grata por ter casado com um homem digno, pois bem, é maravilhoso ser casada com o amor da minha vida. E por poder ser amada por ele. E juntos estamos constituindo nossa própria família.

Não quero pensar muito nas conquistas materiais, mas acho que posso citar que estou grata por poder ter a minha independencia para dirigir o meu próprio carro e poder ir trabalhar num lugar maravilhoso. Meu trabalho, isso é algo que meu coração se enche de gratidão a cada manhã quando levanto e sigo para trabalhar. Ambiente esse cheio de paz, de pessoas tão gentis, empresa onde sou respeitada,e desfruto de benefícios incríveis que só me ajudam a valorizar o que tenho ainda mais. Acreditem, vocês nunca viram um lugar tão maravilhoso como o lugar que trabalho. Só vivenciando para crê. Sou grata também pela chance que Ben e eu estamos tendo de comprar a nossa primeira casa. Isso é algo que realmente agradeço ao Senhor diariamente.

Na minha lista, não pode faltar a gratidão por eu e minha família gozarmos de saúde. Pelo alimento que nunca nos falta, Por termos liberdade religiosa, por vivermos numa época de avanços tecnológicos que quando usados com sabedoria é maravilhoso desfruta-los. Sou grata pelos atos de bondade dos amigos e da família que sempre estão prestando serviço a nós com amor. Sou grata pelos bom dias’ de pessoas desconhecidas, ou pelo fato do meu esposo abrir a porta do carro para mim, ah, e também por ele lavar as louças e de vez em quando cozinhar.

Sou grata pelas cartas que meus amigos me escrevem mesmo podendo mandar um email rápido e sem custo nenhum. Sou grata pelas ligações dos amigos, que ligam só para saber o que estou cozinhando para o jantar, já sabendo que minha resposta é, eu não fiz jantar hoje.

Sou grata pelos bons livros que posso ler, em especial por poder ler as Escrituras. Sou grata por poder morar numa cidade que tem um templo. E todas as bênçãos dentro do evangelho,como falei que é o topo da minha lista.

Esta época as àrvores estão muito lindas, com folhas amarelas. Laranjas, vermelhas, tudo muito colorido, e todo lugar é tão bonito. Amo isso, e volto minha gratidão a essas pequenas coisas também.
Espero que todos nós tenhamos um maravilhoso Thanksgiving este ano!





domingo, 6 de novembro de 2011

You needed me

Hoje estava ouvindo algumas músicas e uma delas era uma canção antiga da banda BoyZone. Fiquei prestando atenção na letra e percebi o quanto é bonita. Então decidi fazer um vídeo mostrando a letra em inglês e português. Espero que gostem,amigos!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nas mãos Dele


Minha sogra Ann DeWeese pintou esta gravura para mim de presente de aniversário, e é entitulada " Nas mãos Dele". Eu simplesmente amei! Fico refletindo sobre esta pintura sempre que olho para ela. Penso no amor profundo de Deus por nós, seus filhos. Penso no poder magnífico das mãos de Deus, e lembro que todos nós estamos sob seus cuidados, estamos em suas mãos.
O milagre de gerar uma vida não poderia haver sem o poder das mãos do Pai Celestial. Essa conviccção cresce em minha mente e no meu coração diariamente. Agora que estou esperando um bebêzinho, não há um dia em que eu não reflita na grandiosidade do amor de Deus. Como posso ter uma pessoa tão pequenina crescendo aqui dentro de mim? A evolução de um baby em 40 semanas é mesmo incrível.Estou lendo alguns livros para entender a gravidez, e me maravilho cada vez mais.Tudo tem mesmo uma natureza Divina.Quanto mais entendo,mas admiro a Deus, e quanto mais eu admiro mais eu o amo, e valorizo ainda mais quem eu sou por eu ser uma mulher e por ser uma Filha de Deus.

‘A maternidade está
próxima da divindade. É a maior e mais sagrada
colaboração que um ser humano pode dar’.
(James R.
Clark, comp., Messages of the First Presidency of The
Church of Jesus Christ of Latter-day Saints)

Tenho grande testemunho de que a maternidade está próxima da divindade. Nenhum papel nesta vida pode ser mais importante para mim. Estou grata pelas bênçãos Divinas!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nunca será suficiente

Há alguns domingos atrás, eu cheguei atrasada para a reunião sacramental. Como ja havia iniciado, resolvi sentar em um dos sofás no corredor. No sofá ao lado estava uma familia, que decidira tomar o sacramento alí no corredor mesmo.Estavam a mãe e seus três filhos. O menino mais novo, sempre estava questionando muitas coisas. Curiosidades interessantes para um menino. Como as crianças haviam ficado de férias naquela semana, e muitos adolescentes haviam feito formatura, o menino perguntou a mãe dele: ‘Mãe, quando é que vamos nos formar da igreja e não vir mais?` Nós rimos, e ela respondeu. ‘ Nunca vamos ter férias, nem deixaremos de vir a igreja’
Para mim, esta foi a pergunta mais interessante que um garoto poderia fazer. E fiquei refletindo demais sobre esta questão. Sei que às vezes até queríamos ter férias,bem como mencionou o menino na minha Ala.Mas não, não podemos deixar essas coisas de lado.
Porque será que temos que passar a vida inteira indo a igreja? Por que sempre temos que fazer boas obras? nos dedicar a chamados, muito tão atarefados como o chamado de um bispo?
Este domingo passado o meu esposo teve que chegar um pouco depois das 6 horas da manhã na capela para uma reunião ligada a seu chamado, e ele foi, mesmo depois de uma semana extremamente longa. Quando vamos ter que deixar de acordar cedo para ir a igreja e ouvir o que ja ouvimos tanto? A verdade é que enquanto a obra do Senhor precisar ser levada adiante, nós precisamos estar ativos nessas tarefas. Quer muito jovens, ou muito velhos, nunca teremos conhecimeto suficiente, nunca teremmos feito o sufiente nesta Obra maravilhosa.Estamos construindo o reino de Deus por essas pequenas ações, e construindo quem somos. Ela não tem fim. Não vamos receber um certificado, ou diploma…mas no fim, nossos esforços serão recompensados. Receberemos a maior de todas as recompensas. Tudo o que almejamos, vida eterna, familia eterna, felicidade eterna….união com nosso Pai eterno.
Eu sei que nossa dívida com o nosso salvador Jesus Cristo nunca será paga, mas sei que temos que fazer tudo o que podemso fazer para mostrar-lhe gratidão e amor. E não temos que fazê-lo só porque queremos bênçãos, mas sim porque essa deve ser a nossa natureza. Devemos ter em nós sempre vivo o desejo de servir a nossos irmãos, doar nossos talentos, nosso tempo...tudo o que somos em prol do serviço de nosso Deus. Assim como Jesus Cristo o fez.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mãe



Eu estava pensando numa palavra preciosa que me definisse o amor real. Um nome que me remetesse a algo verdadeiramente divino, e o único nome aceito para mim foi MÃE.
Quando penso em MÃE, eu penso em amor verdadeiro,amor sem medida, afeto, dedicação. Ligado a palavra MÃE estão todas as qualidades inimagináveis.
Num mundo tão desafiador, percebo que há uma infinita necessidade de mulheres que sejam verdadeiras mães. Analizo ao me redor e adimiro as muitas mães tão dedicadas a sua família. Há uma luz tão brilhante que emana delas! Vejo sorrisos,mesmo em meio ao cansaço constante. Vejo sacrifícios que só uma mãe é capaz de fazer.
Sei que ser MÃE é um dever sagrado e Divino. Também sei que magnificar este chamado nobre exige muito mais do que eu possa imaginar e entender. Admiro profundamente aquelas mães que tem feito tudo que podem para guiar seus filhos na retidão,mesmo em meio a um mundo tão em desordem. Presenciei e continuo presenciando muitas mães que além de cumprir com a suas responsabilidades no lar, precisam cumprir as responsabilidades paternas. Cuidar do lar, e ter que trabalhar fora (dia e noite muitas vezes) é algo extremamente desafiador,mas ainda assim vejo muitas mulheres sendo bem-sucedidas mesmo que ainda não o saibam. Sei que é angunstiante e muitas vezes desmotivador cuidar dos filhos sozinhas,mas elas nunca,nunca desistem.
Quando o mundo está desabando lá fora, onde há desorientação, onde há necessidade de abrigo e fortaleza...é na doçura do sorriso de uma mãe que tudo se transforma para o bem. É onde há consolo para alma. A mãe parece ter um poder especial de curar os corações feridos, e levar paz . Sei que a mãe é capaz de doar sua vida a um filho. A mãe é capaz de enfrentar perigos para manter seus filhos a salvos. A mãe não é um deus, mas para mim mãe é a figura mais convincente da realidade da divindade.
Quão grata eu sou pelas noites em que estava doente tive a melhor companhia na minha mãe. Nas noites solitárias e sombrias, minha mãe sempre me trouxe a luz da esperança. Quão abençoada fui por ter uma mãe de tempo integral. Ela dedicou sua vida a cuidar de mim. E não pediu nada em troca. Seu salário era a minha felicidade e bem-estar. O amor materno não exige nada em troca e há entrega e sacrifício total.
Na minha ignorância devo tê-la magoado muitas vezes por minha desobediência,mas no fim descobri que ela sempre tinha razão. Ela moldou o meu caráter ao longo da minha vida. É verdade a mãe tem o poder de moldar o nosso caráter.
“A maternidade é a maior influência em potencial, tanto
para o bem quanto o para o mal, na vida humana. A
imagem da mãe é a primeira que se fixa na página em
branco da mente da criança. É o seu carinho que
desperta em primeiro lugar um senso de segurança; seu
beijo, a primeira noção de afeição; sua bondade e afeto,
a primeira certeza de que existe amor no mundo”.( Pres. David O. McKay)

O dia das Mães está chegando e quero estendender minha gratidão a minha querida mãe por tudo que fez por mim. Espero algum dia ser para os meus futuros filhos, uma porção de tudo que minha mãe é para mim. Eu serei a melhor mãe de todas.
Quero dizer a todas as mães que o mundo precisa de vocês. Seus filhos precisam dos seus valores. Estendo minha profunda apreciação a todas as mães do mundo. Aquelas mães que estão aqui e que já não o estão, aquelas que verdadeiramente são merecedoras desse título de mãe...FELIZ DIA DAS MÃES!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Páscoa



Tenho muita saudade da minha família e amigos do Brasil. Tenho saudade dos amigos que partiram para longe, ou para o outro lado da vida. Fico sonhando com o dia de poder sair correndo indo de encontro a eles e abraça-los fortemente. Muitas vezes essa realidade parece tão distante e meu coração se entristece. Não quero passar tanto tempo sem vê-los. Não quero uma vida sem eles.
Fiquei refletindo sobre tais sentimentos e isso me levou a pensar em Jesus Cristo. Não quero passar a eternidade sem vê-lo. A eternidade não valerá a pena. Quero ver o meu Salvador . Quero sair correndo,de encontro a Ele, e abraça-lo com toda a força. Isso será a maior recompensa de todas!
Eu me recordo de quando Ben e eu estávamos namorando e ele estava indo para Belém para passar um tempo comigo. Ele confessou que tinha medo de chegar no aero-porto e não me reconhecer. Nós já tínhamos nos visto. Ele tinha muitas fotos minhas,mas por alguma razão ele tinha esse medo. Fico pensando o mesmo sobre Jesus Cristo. Eu mal posso esperar para reencontra-lo,mas será que vou reconhecê-lo? Vou ser mesmo digna de saber quem é o meu Salvador? Quando o Ben chegou em Belem, é claro,ele me reconheceu imediatamente.Espero que seja assim com o Jesus Cristo. Nem posso imaginar tamanha alegria.
Neste mês de Abril vamos celebrar a páscoa. Um bom tempo para estar com as pessoas queridas, brincar com as crianças, comer doces, mas acima de tudo isso, tempo para agradecer o sacrificio de Jesus Cristo.Ele morreu por nós e Ressucitou!! Celebramos sua Ressurreição. É neste singular acontecimento que quero reflexão. É nesse milagre de amor que devemos voltar nossos agradecimentos.
Pesquisei um pouco sobre a Páscoa
Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga porém, foi fatal : a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.
Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Jesus Cristo Foi preso e condenado por falsas acusações,Para satisfazer uma multidão enfurecida e sentenciado a morrer na cruz do calvário.Deu sua própria vida como sacrifício. Ele pagou por nossos pecados. Ele sofreu todas as dores da humanidade, dores que só Ele poderia ter suportado por amor a nós. Ele levantou-se do Sepulcro ‘para ser feito as primicias dos que dormem’(I Coríntios 15:20)Depois de ter passado pela morte,ele venceu a mesma,Ele Ressuscitou!!!
Para mim não há nada mais doce que saber que poderemos todos algum dia rever todas as pessoas queridas, todos vamos reviver ,e o melhor,eternamente. Jesus Cristo tornou isso possível a nós!

Fiz uma breve pesquisa a respeito da Páscoa tradicional, e só por curiosidade , aqui está a origem e alguns de seus símbolos.
Como surgiu a tradição do coelho?


A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?


No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas! A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
Como surgiu o chocolate?


Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foram com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

O Cordeiro símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.
O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna, oferecido aos seus discípulos.
O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade. Eram verdadeiras obras de arte!


Espero que nesta Páscoa estejamos com os nossos corações cheios de gratidão pelo Sacrifício e Ressurreição de Jesus Cristo. Sei com todo o meu coração que Ele é Real. Ele vive!
Que todos nós tenhamos uma ótima Páscoa!

terça-feira, 22 de março de 2011

Fazer algo mais

Meu coração está cheio de gratidão. Deus tem nos abençoado de muitas maneiras.É interessante observar o quão o Pai Celestial nos ajuda em grandes e pequenas necessidades. Eu estou sempre conhecendo pessoas que se importam comigo. No trabalho, na igreja,na escola, na vizinhança, na família, em todos os lugares que estou, sempre há alguém que me ajuda de alguma forma. É como se Deus quizesse me dizer diariamente que Ele sempre está comigo. E há muitos de seus filhos que são usados como instrumentos para eu ver isso.
Já compartilhei com algumas pessoas sobre isso,mas na segunda semana em que Ben e eu nos mudamos para o novo apartamento, estávamos ainda organizando as coisas. Vendo os lugares adequados para tudo. Para mim, cada cantinho tem seu próprio estilo. Cada objeto tem o seu próprio espaço. Eu olhei para o corredor de entrada e vi que eu precisva de uma plantinha. Comentei com o Ben que eu queria uma nova plantinha, pois todas as que temos já tinha identificado o seu lugarzinho. Alguns segundos depois, a vizinha do lado se apresentou, disse que se chama Pam, e perguntou se gostaríamos de receber uma planta que ela tinha no apartamento dela. Eu sorri e disse que sim. Foi como se ela tivesse me entendido. Eu falei em português. Ela não entende nada do meu idioma. Foi muito interessante. Fomos até o apartamento dela, e lá estava a plantinha ideal para o meu corredor. Foi uma demonstração generosa dela. Ainda tenho que retribuir o favor. Fiquei pensando sobre isso. Ben falou que Deus havia ouvido meu pedido. Ele teria feito isso por mim,se ele morasse na casa ao lado. Ela foi um instrumento. Meu pedido,talvez fosse insignificante,mas um meio para alguém fazer o bem naquele dia, e eu me senti abençoada.
Num país em que as pessoas sempre estão correndo contra o tempo, fico encantada em ver algumas pessoas deixando sua luz brilhar, e fazendo boas ações.
Um hino me veio à mente agora:
" Neste mundo a caso fiz hoje eu, a alguem um favor ou bem? Se ainda não fiz ser alguém mais feliz, falhei ante os céus também. A carga de alguem mais leve fiz eu porque um auxílio lhe dei? Ou a caso ao pobre as mãos estendeu? um pouco do meu ofertei? Desperta e faz algo mais, não queiras somente sonhar. Pelo bem que fazemos a paz ganharemos no céu que será o noso lar.
Muita coisa no mundo a que fazer, muita coisa que melhorar. Abre o teu coração e dedica atenção aquele que precisar..."

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Contando as bênçãos de 2010

Eu Deveria ter postado este relato em janeiro,mas o tempo foi corrido, no entanto eu gostaria de reservar esse momento para pensar a respeito das coisas que aconteceram no ano passado. Ainda estamos no segundo mês de 2011, então eu acho que ainda é tempo de contar as bênçãos e de prestar agradecimentos.
O ano de 2010 foi um ano importante para mim, com curtos passos,porém com passos firmes. Mudança para um apartamento,Onde Ben e eu começamos uma nova vida.
Trabalhamos bastante e conquistamos algumas coisas necessárias . conhecemos lugares interessantes como Savanna

e Carolina do Sul. Acho que devo contar também a Gravidez (embora tenha sido por curto período),aprendi muito com as perdas. Consegui encontrar paz mesmo quando tudo era escuridão.
Algo que quero relatar é sobre a realização de um sonho de adolescente, ir a um show dos Hanson com a minha amiga Cristina. Foi um momento incrivelmente especial, que nos trouxe as melhores lembranças de todas.

Músicas que foram tocadas nos show nos trouxeram pra perto nossas amigas Carla, Carine, Camila e tantas outras.
Os Hanson são tão lindos e muito talentosos.

Foi maravilhoso estar no concerto deles. Estou profundamente grata pela oportunidade que tive. Foi muito bom ter a Cristina em casa por uma semana. Foram momentos muito felizes!!!! Foi um sonho de mais de 10 anos que foi finalmente realizado!
Meus pais voltaram a estudar e isso foi uma bênção na nossa família. Meu irmão concluiu a missão dele com honra.
Ben e eu mudamos para uma nova ala,onde conhecemos pessoas muitos bondosas e onde nos sentimos em casa.
Enfim, posso dizer que Deus nos abençoou de muitas maneiras em 2010 e estou profundamente grata. Sei que ele sempre está olhando por nós e que está sempre conosco.
Agora um novo ano estamos tendo. Começamos o ano bem, mudando para outro apartamento. Ben conseguiu um novo emprego. Eu voltei para o curso de inglês onde estou conhecendo pessoas muito interessantes,pelos quais tenho um carinho especial e tenho aprendido de forma significativa.
Mês que vem estaremos indo para Utah e estou animada para relatar a respeito!
Obrigada a todos que sempre estão abençoando a minha vida, quer longe ou perto. Quer sejam meus amigos ou família. Estou me sentindo mesmo abençoada!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que Sonhamos?


Por que Sonhamos?

Sempre fiquei me perguntando: ‘ué,por que será que sonhamos enquanto dormimos?’ Não sei explicar a razão, mas fiquei pensando muito sobre isso nesta semana. Vai ver é porque eu sonho a cada noite. Será que isso é normal? Ouço pessoas falando que nunca sonham.Talvez elas até tenham sonhado, mas não se lembram que sonharam,eu não sei. É muito confuso para mim.
Fiquei analizando muitos dos meus sonhos diários. E tentei lembrar e me perguntei com o que eu mais sonho. Ultimamente tenho sonhado com muitas pessoas da minha infância. Ontem sonhei com uma das minhas primeiras professoras,de 19 anos atrás. Sonho com amigas que amei tanto e que nunca mais as verei. Sonhos com pessoas da minha adolescência que me influenciaram. Até aqui o que posso entender, são os sentimentos de saudade que retornam todas as lembranças em formas de experiências tão vivas e estranhas nestes sonhos. Memórias que ficaram gravadas no meu sub-inconsciente.Os sonhos parecem a forma que meu cérebro encontrou para que eu me sinta perto e em conexão com as pessoas queridas.
Pesadelos com frequência acontecem. Acho que quando estou com medo de algo, sofrendo com algo, experiências ruins que acontecem no mundo...sentimentos ruins me levam a ter pesadêlo. Parece que minha mente é um palco que vai contracenando tudo que já vi e que não vi.Tudo o que eu senti, tudo que eu sentirei ,tudo que ainda não senti.
É engraçado, às vezes sonho com muitos homens bonitos. Homens que eu nunca vi. Aí eu falo para o Ben, e a resposta dele é que meus sonhos revelam os meus desejos que estão presos. Revelam os meus sentimentos. Então eu replico que eu não escolhi os meus sonhos, e que eu nem estava pensando em ninguém para sonhar. Não tenho culpa. Ele insiste em dizer que eu sou responsável pelo que eu sonho. Será? Dá para controlar essas coisas? Algo está claro até aqui para mim. Sonhos ainda me são confusos.
Para mim, não há nada mais doce do que observer um bebê dormindo. Todos já presenciaram um lindo sorriso de um bebê enquanto ele dorme.E provávelmente comentaram. “Ele deve estar sonhando com anjinhos”. Quem sabe? é possivel. Ou estam lembrando da vida antes daqui.É logo o que me vem à mente.
Tem aqueles sonhos tão fantásticos que você daria tudo para que fossem reais. Isso me leva a pensar então que realmente sonhamos com o que idealizamos de alguma forma.
Eu não posso deixar de dizer que já tive muitos sonhos que aconteceram. Eu não previ exatamente o futuro,mas o que sonhei já aconteceu. Acredito que alguns sonhos nos são mensagens também. Falo isso porque eu já tive experiências doces assim. Mas descarto totalmente a idéia que que todos os sonhos são mensagens. Sei quando elas me são importantes. Mas é interessante pensar sobre todos os sonhos que já tive. E pensando sobre essas questões, decidi pesquisar um pouco a respeito hoje. E quero compartilhar com vocês o pouco do que aprendi.
Há muitos conceitos encontrados a respeito dos sonhos. Conceitos psicológicos, espirituais, neurociência . Mas nenhuma oficialmente aceita.

Segundo a Wikipédia "O sonho é uma experiência que possui significados distintos que envolve algumas visões. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência."

Segundo uma matéria no site do Terra, "O seu corpo fica praticamente paralisado durante o sono, porque evita que o corpo se mova enquanto sonhamos. Há alguns anos passados, acreditava-se que os sonhos aconteciam em frações de segundos, hoje sabe-se que eles, na verdade, duram um tempo real em nossa mente, ou seja, porque ocorrem na mesma velocidade em que sonhamos. Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc
Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (Rapid Eye Movements), chamado de "Rápido Movimento dos Olhos".
Se você acordar na hora do sono chamada REM, você vai se lembrar mais facilmente do seu sonho de uma forma mais clara do que se você acordasse após uma noite de sono completa.
Em média, você só se lembrará de 90% do total de seus sonhos se acordado por mais de 5 minutos.
De acordo com o especialista de sono americano Dr Richard Ferber, bebes prematuros passam aproximamente 80% do tempo dormindo em sono REM enquanto bebes nascidos a termo cerca de 50% do tempo.
No quinto mês, já é possível registrar a presença do estágio de sono REM , característico de quem está sonhando.
Ao final da gestação, esse estado ocorre em 65% do tempo em que o feto dorme. E dessa forma, se prepara para a realidade que enfrentará depois de nascer.
Certamente você já viu muitos rostos em seus sonhos. Talvez você não os reconheça, não vai se lembrar deles, mas são rostos de pessoas reais que seu cérebro armazenou. O "fantasma" do seu último sonho pode ser o a pessoa que abasteceu o carro de seu pai quando você ainda era criança.
Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante nossas vidas, por isso, temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.
12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante da população sonha com todas as cores.
Os sonhos falam em uma língua profundamente simbólica. A mente, inconsciente, tenta comparar o seu sonho a algo mais, porque é semelhante. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, é provável que seja somente um símbolismo."

A super Interessante tambem falou sobre porque sonhamos.( Edmari Oliveira Carneiro, Ichu, BA )
"Eis um dos maiores enigmas da consciência. A psicologia e a neurologia estudam a questão de ângulos diferentes – que provavelmente se complementam, em vez de se excluírem. Mas não existe ainda uma resposta científica definitiva para a questão. Tudo indica que – além de qualquer função biológica – os sonhos são a principal chave para o autoconhecimento humano. Mais de 100 anos depois de sua publicação, o texto básico sobre o tema continua sendo A Interpretação dos Sonhos (1900), de Sigmund Freud. Nele, o pai da psicanálise demonstra que o sonhar é uma linguagem simbólica, pela qual se manifesta nosso inconsciente – espécie de porão da mente onde habitam fantasmas psíquicos, como conflitos não resolvidos e desejos reprimidos, que acabam governando todo o nosso comportamento. Acredita-se também que, com isso, o sonho tenha uma função auto-reguladora de equilíbrio psicológico. “É através dele que fazemos a digestão dos acontecimentos do dia”, afirma Marion Rauscher Gallbach, do Instituto de Psicologia da USP. Já do ponto de vista neurofisiológico, existem outras funções cerebrais que seriam despertadas quando sonhamos. “Uma das principais é a manutenção da memória. Sonhar tanto guarda lembranças em arquivos de longa duração, quanto apaga informações não usadas”, diz Rubens Reimão, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo."


Parece estranho, mas o nosso cérebro é tão potente que não pára de funcionar mesmo dormindo. Por isso quando acordamos nos damos conta daqueles sonhos muitas vezes malucos, cheio de detalhes e emoções. Por mais que a gente sinta que precisa descansar, o cérebro continua trabalhando. Mas de uma maneira diferente, é claro!
Quando dormimos, o nosso cérebro ignora tudo o que se passa do lado de fora para que você caia no sono mesmo com a televisão ligada, por exemplo. A cada noventa minutos, ele entra num período de intenso trabalho, "ligando" em pleno sono as suas zonas responsáveis por sensações, memórias e emoções: é aí que o sonho começa!
Mas se todo o nosso corpo precisa descansar, por que será que o cérebro continua trabalhando? Por que a função do sonho é a de oferecer ao cérebro uma oportunidade de rever os acontecimentos importantes dos últimos dias. Ter um mecanismo para reprisar os acontecimentos importantes já é bacana, mas talvez o mais importante do sonho aconteça em seguida, quando o cérebro parece decidir quais acontecimentos merecem ser lembrados.
Por isso, hoje sabemos que o sono com sonhos é essencial para fixar na memória o que se aprende durante o dia. Ou seja, é preciso dormir - e sonhar - para realmente aprender. E você que pensava que a aula acabava ao soar o sinal da saída, hein?

Ben,meu esposo, diz que quando estudamos algo antes de dormir há mais probabilidade de fixar o que estudamos do que em qualquer outra hora. Isso acontece porque nosso cérebro vai absorver e rever todas as informações adquiridas durante o dia enquanto dormimos. Acho que a teoria dele se comprova com o que foi falado acima.
O Joseph yeaman,meu amigo, disse que ele aprendeu que assim como nosso corpo recebe alimento e expulsa isso defecando, o nosso cérebro vai defecar em forma de sonhos.

Segundo Allan Hobson numa publicação feita por Eduardo Szklarz
"O cérebro é ativado enquanto dormimos. Até o século 20, pensava-se que o cérebro desligava durante o sono. Hoje sabemos que ele nunca desliga totalmente e que se ativa de novo durante a fase REM [Movimento Rápido dos Olhos, quando acontecem os sonhos mais intensos]. Essa ativação é interna: como praticamente não entram estímulos do ambiente, o cérebro faz tudo por si só. As imagens dentro dele são tão vívidas que ele pensa que está acordado. E só porque temos dificuldade de nos lembrar delas é que achamos que sonhar é um estado inconsciente. Sonhar É um processo mental consciente, que ocorre durante o sono, e que simplesmente não é lembrado. Sonhar é hiperconsciente: os surrealistas diziam que seus sonhos eram mais intensos do que estar acordado.
É difícil lembrar dos sonhos porque a química do processo de ativação cerebral também muda durante o sono. Durante a vigília, são secretados altos níveis de substâncias chamadas neuromoduladores [que influenciam as conexões do sistema nervoso]. Porém, quando o cérebro se ativa no sono REM, três delas são “desligadas”: serotonina, norepinefrina e histamina. E como nossa memória é altamente dependente delas, a maior parte dos sonhos não é registrada. Para se lembrar, você precisa acordar e “ligar” essas substâncias de novo.
o sonho é um estado de consciência paralelo. Eu faço a distinção entre a consciência do sonho (primária) e a consciência na vigília (secundária). Quando despertos, nós somos conscientes do mundo exterior e de nos mesmos. Temos memória, organizamos pensamentos e controlamos percepções e emoções. Ao sonhar também somos conscientes: temos percepções e emoções, embora não reconhecemos que tudo não passa de um simulacro, às vezes bem bizarro. O importante é que a consciência do sonho nos prepara para a consciência na vigília.
os sonhos ajudam em nosso desenvolvimento. O sono REM ocorre já no último trimestre da gravidez. Ou seja: antes mesmo de você nascer, seu cérebro é ativado e um tipo consciência primária acontece. E o objetivo desse estado de consciência primordial, que foi esquecido, é ativar o cérebro de uma forma muito parecida como será ativado na vigília. No primeiro ano de vida, você passa várias horas por dia com essa ativação cerebral. Ela organiza seus neurônios, estabelece as conexões, enfim, faz todo o necessário para que você possa ir à escola depois.
Digo que agora conhecemos a base fisiológica dos sonhos, o que não significa que eles não tenham significado psicológico. É tentador para muitos jornalistas escrever que minha teoria é anti-freudiana. Mas o ponto é: muito do que sabemos agora sobre o funcionamento do cérebro Freud não tinha como saber em sua época, apesar de ter sido brilhante. Assim, muitas hipóteses psicológicas sobre os sonhos são restringidas pelo que sabemos hoje.
Quais os grandes mistérios que ainda restam sobre os sonhos?
Um deles é como eles são usados pelo cérebro em desenvolvimento para criar um cérebro maduro. É muito difícil fazer experimentos sobre isso. Antes, todos pensavam que os sonhos tinham de ser interpretados. Eu penso que eles têm de ser descritos. Por exemplo, há alguma lógica neles? Que tipo de lógica? Há muito a descobrir sobre a forma dos sonhos, que foi ignorada até agora para dar lugar a interpretações sobre o conteúdo."

Só por curiosidade, li que Os cegos também sonham:
Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos com imagens. Pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagem, mas também têm sonhos vívidos, porque possuem outros sentidos como: sons, cheiro, toques e emoções.
Resumindo:
Ponto religioso : A oniromancia, previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs.o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
Abordagem psicológica: Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente.
O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, baseado na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação
. Os neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem.
Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.
Pensadores e matemáticos como René Descartes e Friedrich August Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Descartes, em viagem à Alemanha, teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekulé propôs a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia sua própria cauda.
Para mim, sonhos podem ser mensagens de Deus para nós. E concordo com o fato de que nosso cerebro precisa fixar informações e dercartar outras. E você? Por que você acha que sonhamos? Comente!

  Ideias de Natividade