sábado, 12 de outubro de 2013

Por trás de um Grande Homem...

“ Por trás de um grande HOMEM...
Existe uma grande MÃE!”
Essa é uma verdade de grande efeito. Os grandes homens que conheço foram criados por mães extraordinárias. Mulheres de grande valor educaram homens valorosos não só por palavras, mas pelo bom exemplo pessoal. Hoje é o ‘Dia Das Crianças’ no Brasil e é uma data especial para se lembrar, então pensei em voltar minhas idéias para a beleza de caráter das criancinhas  e como podemos ajudá-las a cultivar e manter tal beleza com elas.
 As crianças são pequenos seres dotados de virtudes tão incríveis e precisam ser cuidadas e direcionadas para os caminhos do bem para que não se percam a medida que os pequeninos crescem em idade. Fico preocupada com os meninos e meninas de hoje . Como é que eles vão aprender a se tornar pessoas de bom caráter, a serem honestos, e como saberão escolher o que assistir na TV, o que ler, o que vestir, como tratar os mais velhos, como preencher o tempo e a mente deles, como enfentar as tentações, como encontrarão verdadeira alegria no viver, como manterão a sua feminilidade e masculinidade  e tudo que mais que aprendi na minha geração se eles não tiverem mães virtuosas para ensinar tudo isso? Há muitas mulheres inacreditavelmente maravilhosas, que investem tudo o que podem pelo bem-estar e felicidade temporal e eterna dos filhos, mas precisamos de muito mais mulheres que façam o mesmo. Eu quero fazer parte dessas mulheres. E convido a todas vocês minhas amigas a nos tornarmos melhores do que temos sido e investir tudo para educarmos nossos meninos hoje, porque o mundo está aí ensinando tudo o que ele quer.
A cada dia que passa parece ser cada vez mais raro encontrar homens bons e mulheres de pureza de coração. Meu Daví tem apenas 19 meses de idade, mas eu confesso que  me peguei muitas vezes pedindo nas minhas orações para Deus inspirar alguma mãe aí em algum lugar neste mundo a preparar um menininha agora para ele casar no futuro. Enquanto mães temos grandes responsabilidades e nossos filhos são as mais importantes. Quero o meu filho se tornando um bom homem, um GRANDE homem, não só em estatura física, mas acima de tudo em virtude, com beleza de caráter inquestionável.
Estou lendo com o Daví um livro chamado ‘Livro das Virtudes’ e nele ensina as crianças a desenvolverem bons hábitos e bons valores essenciais para a vida. Uma das historinhas é intitulada “Procura-se por meninos” e o desenrolar da estoria dá-se na procura incansável por meninos educados, que não batem nas meninas e nem falam palavrões, que respeitam os pais e que fazem a lição de casa, que pedem por-favor e dizem obrigado...e por aí vai. Eu estive pensando que é possível sim encontrar estes meninos. Não podemos negligenciar o nosso papel, não podemos desistir de praticar e ensinar o bem. As crianças são tão puras, tão verdadeiras, tão felizes, e tão simples , com uma lista ilimitada de qualidade. Aprendem tão rápido. Elas são ensináveis. Não iludamos a nós mesmos seguindo o dizer popular “Faça o que eu digo e não o que eu faço” porque isso não funciona. Elas fazem o que fazemos. É até engraçado as vezes, mas aqui em casa o meu menino imita tudo o que fazemos então é necessário policiar nossas ações constantemente. De verdade estamos ajudando a construir o caráter dele diariamente. Que grande responsabilidade o Senhor nos confiou!

Provérbios 22:6 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”




quarta-feira, 10 de julho de 2013

Educar filhos


 
Nunca pensei que educar um filho seria tão difícil.

O meu Davízinho estava tendo alguns comportamentos que me tiravam do sério, tal como jogar a comida, copo, prato (e tudo que encontrar na frente dele na hora da refeição) no chão. Deixei ele muitas vezes sem comer por alguns minutinhos, até perceber alguma mudança de comportamento nele e só então voltava a dar atenção a ele. A última vez que comemos fora, ele jogou com toda a força dele um prato de vidro pesado no chão do restaurante e quebrou em dezenas de pedaços. Ficamos frustrados. Ben levou o Daví lá fora e o repreendeu. Quando voltaram eu falei ao Daví o quão decepcionada eu estava com ele, e aí como se ele nos pedisse desculpa passou a comportar-se. Embora pequeninho ele já está começando a aprender o que julgamos ser certo e errado, e entender que certas atitudes não são bem-vindas em nosso lar. Não há nada que deixe o Daví mais feliz do que nos ouvir dizer “ Bom trabalho” quando ele faz algo bom. Ele fica tão orgulhoso de sí mesmo e sorrir satisfeito com o que fez e claro que para ser elogiado novamente ele repete a atitude. Fico realmente impressionada com o impacto do elogio no meu menino tão pequeninho.

Começando a entender o mundo ao redor dele, o Daví já começa a imitar nossas atitudes. O que verdadeiramente me assusta e ao mesmo tempo me faz ter um policiamento constante na maneira com que estou agindo principalmente quando ele estar por perto. Ben e eu tentamos nos tratar sempre bem quando Daví está ao nosso redor e ter um linguajar apropriado, mas por sermos imperfeitos falhamos em alguns aspectos. Mas cada dia penso que o meu exemplo vai moldar o caráter do meu filho, e isso me traz motivação de fazer o melhor de mim. Ontem quando eu cheguei do trabalho, estava tentando desfrutar das poucas horas que me restavam para passar com o Daví. Mas tanto ele quanto eu estávamos cansados e um tanto quanto estressados pelo longo dia atarefado. Daví estava me desobedecendo em algumas coisas e eu comecei a me chatear com ele. Pela primeira vez desde que Daví nasceu eu gritei com ele. Ele me olhou assustado e começou a chorar. Eu imediamente pedi desculpas a ele, falei que embora ele tenha me dado razões para eu alterar a voz com ele, isso não justificava o que eu havia feito. Beijei o rostinho dele e pedi porfavor para me desculpar , pedi para ele me obedecer e falei que não faria isso denovo. Nós dois nos acalmamos e desfrutamos do resto do dia juntos como mãe e filho. Mas sabe? eu fiquei com um pesar na minha mente. Eu nunca deveria ter gritado com ele. Eu não falei nada feio. Falei pra ele ficar sentado. O problema foi a alteração de voz. Eu nunca quero Daví morando em um ambiente em que as pessoas gritam uma para outra e ficam magoando um ao outro. Em especial porque eu estou educando um menino que será o esposo de alguem algum dia. Quero ele tratando ela com o real valor que ela terá e claro que isso vai muito além do que isso. Passei o dia inteiro hoje pensando ainda da maneira que agi, e prometi a mim mesma que não importava quão atarefada eu estivesse hoje em casa, eu daria toda a minha atenção ao Daví. Foi o que eu fiz. Daví em nenhum momento ficou estressado, chorando, ou fazendo tolices para chamar minha atenção, ele não precisava porque já tinha a minha atenção por completa. Sentimos paz e felicidade juntos.

Quero terminar por dizer que a força do exemplo é muito superior a qualquer coisa que venhamos a ensinar por palavras. Isso não se aplica só a educar uma criança, mas em todos os aspectos de nossas vidas. Nós adultos também somos influenciados pelos bons os maus exemplos. Eu quero escolher ser guiada pelo que é bom. Há muitas coias ruins acontecendo no mundo inteiro, mas ainda há muitas coias belas e positivas. Há muitos bons exemplos dignos a serem seguidos, e são esses bons exemplos que meu coração está anciosamente buscando, porque agora, mais do que nunca, eu tenho uma motivação que vale muito mais que qualquer coisa terrena: O meu filho!

Refletindo sobre tudo isso eu estou pensando muito no amoroso Pai Celestial que temos. Quantas vezes agimos como tolos, e o Senhor talvez queira nos repreender, e o faz na maneira sábia dele. O caminho que seguimos não é seguido por boas ações e as consequências resultam claro em infelicidade. Nesse processo de educar a nós, seus filhos, ele possui qualidades divinas. Eu fico imaginando na paciência que ele tem para nos ver agindo muitas vezes erroneamente, e acreditando que podemos mudar tudo se assim quisermos. Educar um filho não é fácil, mas só um pai e uma mãe para entender o valor que se tem ver um filho tendo uma vida feliz e cheia de sucessos. Sei que o amor perfeito de Deus sempre está disponível. Ele é a luz que nos fará caminhar e conquistar o que é digno de ser conquistado. Jesus Cristo é o único exemplo perfeito, e ao seguirmos seu exemplo teremos recompensas Celestiais e sei que não haverá nada mais maravilhoso nesta vida ou na outra do que ouvir o nosso Pai Celestial dizendo: “Filho, bom trabalho!”

 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tempo para tudo!


                                 Tempo para tudo

Já passava da hora de dormir, e embora muito cansado, o meu menino só queria brincar e brincar. Então lá estava eu a conversar com o Daví. Eu comecei uma conversa que ele não queria prestar a mínima atenção. Dizia eu: “ Daví você deve aprender desde já que há hora para tudo. Há hora de comer, tomar banho, de brincar, passear (e aí fui falando a hora de tudo,né), mas agora é hora de dormir,meu filho!!” É claro que ele não queria entender isso e talvez vá demorar muito a entender.

Muitas vezes eu sinto que nós adultos também demoramos a entender essa regra de que há um tempo certo para tudo. Às vezes até pensamos ser o tempo certo para realizarmos algo, mas há um tempo certo e uma sabedoria superior a nossa.

Não entendo muito sobre plantações, mas todo mundo sabe que há um tempo certo para plantar e colher. E que se foi plantado batatas, não podemos colher cenouras.

Aprendi, não há muito tempo, que cada pessoa é única e tem seu próprio tempo para tomar decisões importantes. Mesmo que  pensemos que um vizinho já passou da hora de batizar-se, ele tem seu próprio tempo de preparar-se e entender qual é o seu tempo. Não cabe a ninguém julga-lo.  Mesmo que um pai pense que já passou da hora do filho casar-se. Essa é uma decisão do filho somente. O Pai pode ensinar o valor de tal escolha e as bênçãos e responsabilidades, mas não pode nunca impor tal decisão ao filho. O mesmo segue-se a servir uma missão, faculdade, ou ter filhos. Vi muitos casais que não tiveram filhos logo e aí os julgamntos alheios eram contantes. Mal sabiam-se que certos casais não tiveram filhos porque a esposa estava tendo dificuldades para engravidar, ou mesmo que não fosse este caso, isso é algo entre o casal. E seja qual for a decisão que venha nos caminhos da vida é  muito importante termos em mente que podemos influenciar alguem para o bem, mas as decisões deles não são nossas mesmo que nos sintamos reponsáveis por este alguém de certa forma ou queiramos simplesmente impor nossa opinião.

Há muitas bênçãos nobres que queremos muito alcançar, e por mais que nos esforcemos com tudo o que pudemos, ainda não conseguimos realizar. Há certas coisas que não estão ao nosso controle. E falando sobre uma experiência pessoal, todo mundo sabe que o meu sonho sempre foi ser mãe, mas demorou quase 5 anos para eu conseguir realizar isso. Perdi dois bebezinhos e na mais profunda amargura que me encontrei, me senti até com raiva de Deus em alguns momentos, eu não entendia porque certas mulheres que abandonavam os filhos ou faziam o pior com os bebezinhos delas eram permitidas ter filhos, e eu que estava alí disposta a fazer tudo que eu pudesse para criar um filho com todo o amor, estava sendo privada disso. Mas sabe? eu entendi os propósitos de Deus depois de algum tempo e só então eu  senti o doce sabor da realização de ser mãe, no tempo certo de Deus.

Sei de pessoas maravilhosas que querem encontrar um grande amor, e que ainda não encontraram. É doloroso, eu sei, mas acreditem, há um tempo certo. Aí, alguém pode argumentar: `poxa, mas tá demorando muito!!! Eu estou envelhecendo, todo mundo tá casando só eu que não. Eu quero encontrar alguem agora!!` Eu só posso dizer que devem continuar vivendo virtuosamente, e se preparando para ser a pessoa que gostariam de encontrar e confiar no Senhor, nunca perdendo a fé. Mas tenho um conselho especial de amiga. Não aceitem qualquer pessoa só porque você não quer ficar sozinho. Sei de pessoas que tem uma vida  que não chega nem perto do conto de fadas que almejaram porque não souberam esperar. Isso não significa ser exigente, ou esperar pela pessoa mais linda do mundo, ou perfeita, mas ouçam o seu coração e principalmente ouçam os conselhos do Senhor. Quando você escolher alguém, apresente ele a Deus como você o faria para o seu pai terreno e veja o que ele diz. Às vezes ele nem vai dizer nada, porque a escolha é sua, mas você vai saber sem dúvida de que está fazendo o que é certo.

Quero dizer com toda a sinceridade que realmente há um tempo certo para tudo. Me vejo tendo essa conversa no futuro com o meu filho, e eu direi a ele, que há sim um tempo para estudar, trabalhar, namorar, casar, ter filhos, mas algo que eu sei que não pode esperar é ser feliz. Escolha ser feliz hoje.

 

 

domingo, 2 de junho de 2013

Morangos


Esta semana eu estava tentando fazer uma sobremesa com morangos que estavam há um tempinho na geladeira. Enquanto eu cortava os morangos lembrei de algo de quando eu era criança. Sabe aqueles cadernos em que tínhamos que responder as mais variadas perguntas? tais como: Qual a sua cor preferida? fruta preferida, parte do corpo preferida e etc... Então a minha resposta para a minha fruta preferida era exatamente morangos. Aí um dia meu irmão falou assim pra mim: ‘como que você diz que a sua fruta preferida é morango se você nunca comeu morango?`Pronto, eu nunca tinha comido morangos, mas na minha cabecinha , como que morangos não serião as frutinhas mais deliciosas com aquela cor vermelhinha e cheirinho tão bom? Eu nem me lembro quando foi a primeira vez que de fato eu comi morangos. Mas não, morango não é a minha fruta preferida. Cheguei a esta conclusão após provar por mim mesma.

Fiquei pensando sobre esta minha experiência, e claro que não pude deixar de pensar sobre o nosso testemunho pessoal sobre Jesus Cristo. Pessoas podem nos falar sobre Ele, podemos estudar sobre Ele, mas nós precisamos saber por nós mesmos a respeito do amor e sacrífio que Ele fez por nós e adquirir nosso próprio testemunho. Meu relacionamento com Ele deve ser algo muito mais profundo do que apenas dizer que creio Nele. Meu pais me ensinaram sobre Jesus Cristo, amigos me ensinaram também, mas meu amor por Ele cresceu a medida que quis realmente segui-lo e fortalecer meu testemunho sobre Ele. Eu tive que saber por mim mesma sobra a sua existência. Assim como eu pensei que morango fosse a minha fruta preferida sem nunca ter provado,  e após provar descobri que não era. Descobri nas mais diversas experiências na minha vida que tenho um Salvador, e  Sei por mim mesma que Ele vive hoje!

 




domingo, 26 de maio de 2013

Nunca sozinhos



Há alguns dias atrás vi um post no facebook com uma figura da Galinha Pintadinha mais ou menos com os dizeres “Obrigada galinha pintadinha por me deixar cozinhar, arrumar as coisas e descansar- ass. Mamãe!” Quando eu vi isso eu pensei, ‘caramba essa galinha além de pintadinha deve ser mesmo mágica’. Aí eu lembrei que meu irmão deu um DVD dessa galinha pintadinha para o Daví, e eu fui correndo pegar, deixei o Daví numa cadeirinha em frente da TV e torci pra ela fazer a mágica, porque eu realmente precisava arrumar o quartinho dele. Pronto, Subi a escada e fiquei observando escondida para o Daví não me ver e  quando a musiquinha começou a tocar, chamou a atenção dele por alguns segundos, aí eu já fiquei animada. De repente Daví  só ficou olhando para a rua de casa pela vidraça da porta e nem ligou para os vídeos. ( Ele não gosta ainda de TV) Deixei ele assim mesmo e consegui arrumar o quarto, de vez em quando olhando para ter certeza que ele não estava aprontando alguma coisa.

Isso é bem típico das mães, mesmo que precisem deixar os filhinhos sozinhos em algum momento eles estão sempre sob nossos olhares escondidos. Faço isso principalmente na hora de dormir. Meu menino não quer ficar sozinho, aí deixo ele sozinho assim mesmo, mas vez ou outra olho pelo cantinho da porta pra ver se ele está bem. Lembro que quando eu era criança morria de medo de sentar sozinha nas cadeiras de ônibus porque eu temia que meus pais me deixassem ou me esquecessem alí. Quando eu sentava sozinha, eu ficava sempre procurando por meus pais para ter certeza de que eles só desceriam se estivessem comigo. Talvez toda criança tenha essa insegurança de vez em quando por medo de ser abandonada ou esquecida.

Talvez estes exemplos que usei sejam meio bobos, mas no assunto que quero realmente chegar é que muitas vezes, em muitas situações das nossas vidas temos medo de sermos esquecidos ou nos sentimos sozinhos por completamente. A vida tem muitas lições a nos pregar. Até podemos ser literalmente abandonados por amigos, pais, cônjuges...mas de algo eu tenho certeza, há um Pai Celestial que nunca nos abandona. Ainda que não o vejamos, “Ele está escondinho,olhando pela porta entre-aberta do nosso quarto” para ter certeza de que ficaremos bem. E mesmo que muitas de nossas escolhas acabem por nos afastar Dele, Ele sempre vai estar a nossa espera. Ele sempre vai nos dá uma segunda chance se nosso arrependimento for sincero e vivermos nossas vidas de acordo com o padrão de Deus. Ele nos ama. Ainda que você tenha feito tudo que pôde e as circunstâncias da vida se tornaram difíceis de lidar, o fardo pesado demais para carregar , a Caminhada muito longa para caminhar sozinho. Lembre sempre que Deus vai estar sempre ao seu lado, mesmo que você não o veja. Ele nunca te deixará enfrentar tais provas sozinho, ou se for preciso estar sozinho em tais provas, Ele vai estar olhando por você para ter certeza de que tudo ficará bem. Eu sei que nunca estou sozinha porque tenho um Pai Celestial amoroso. Sei  disso com todo o meu coração!




 

 

sábado, 11 de maio de 2013

Sou Mãe, Sou Filha


“ A maternidade é uma parceria com Deus!” É tão profunda esta verdade!

Meu filho tem somente 14 meses de idade. Embora eu saiba que ainda não experienciei muita da vida como mãe, já passei por muitas situações em que meu coração foi envolvido por uma diversidade de sentimentos, dos mais tristes aos mais felizes.

Bem cedo entendi que uma mãe nunca deseja o mal aos filhos, ela só deseja o bem.

Já vi mães de joelhos pedindo orientação celestial para ajudar um filho, que mesmo ela tenha dedicado sua vida a conduzi-lo nos caminhos da retidão ele escolheu outros caminhos. Outras mães que passaram a noite em claro com uma filha doente, e que daria a própria vida se isso significasse vê-la curado. Outras mães que não dormiram esperando o filho chegar tarde em casa. Mães que choraram de emoção ao ver um filho conseguindo uma formatura da faculdade;  outras mães que choraram de tristeza com um filho em seu colo que chorava a dor de um casamento fracassado. Mães que motivaram um filho a ser feliz, mesmo quando ela mesma teve uma vida sofrida. Mães que andaram milhas de distância para o trabalho e deram o vale transporte para o filho trocar por algo para comer. Mães que deixaram de comprar algo de que muito necessitava para comprar algo que o filho precisava. Mães que deram o último pão ao filho e dormiu com fome. Mães que trabalharam o dia inteiro exaustivamente e que chegaram em casa com um sorriso no rosto para cuidar da casa e dos filhos e de tantas outras responsabilidades. Mães que  sentiram a dor mais amarga ao ver seu filho jovem partir deste mundo para outro. Mães elas estão em todo lugar. Estão sempre na hora que o filho precisa. Elas são mais que anjos, são mães de verdade!!

 Admiro todas as mães, mas admiro no mais profundo do meu íntimo, aquelas mães que criam os filhos sozinhas. Essa é uma missão desafiadora. Elas nunca desistem, mesmo quando tudo conduz para os caminhos mais difíceis. Nos filhos elas encontram toda a força que elas precisam. No sorriso desses pequeninos elas encontram felicidade, felicidade essa que vai conduzindo-as pela vida dia após dia. Elas são corajosas. São exemplares! Trabalham em dobro. Sacrificam-se em dobro. Elas são nossas mães!

Não há nada mais triste para mim do que ver um filho ingrato, que não reconheça o valor que a mãe dele tem, que pensam que elas tem obrigação de sustenta-los não importa a idade, que as fazem trabalhar e eles só se aproveitam delas. Elas fazem não por obrigação, mas por amor.  Nossas mães merecem nossos aplausos. Merecem ser reconhecidas, merecem ser amadas, cuidadas, sempre valorizadas. E nunca maltratadas.

Eu agora sou mãe, mas antes disso sou filha. Quanto amor eu tenho pela minha mãe querida. Só agora entendo todos os sacrifícios que ela fez por mim. Só agora entendo com clareza o amor dela por mim. Enquanto mãe, tenho um amor infinito por meu menino. Ele é a pessoinha que faz o melhor de mim vir a tona cada dia. Eu quero ser melhor diariamente por ele. Quando ele sorrir para mim, não há tristeza ou cansaço que não desapareça. Ele me leva para mais perto do meu Salvador.

Que neste Dia Das Mães expressemos nossa gratidão e amor por nossas mães ( sejam elas nossas tias, avós, ou quem quer que seja que assumiu este papel de mãe na sua vida). Que a abracemos fortemente se a temos por perto, mas se elas já partiram ainda sim volte seu coração a elas, e sei que elas sentirão seu amor onde quer que se encontrem neste momento. Elas nunca serão esquecidas. E sei que sempre estarão nos cuidando quer longe ou perto. O amor delas tem poder!

Feliz Dia Das Mães!!!

sábado, 4 de maio de 2013

Modernidade


As mais marcantes lembranças que tenho da minha infância são aquelas voltadas as coisas mais simples. Não lembro de ter tido brinquedos caros, mas lembro sim das brincadeiras de roda com os amiguinhos na vizinhança. Bincar de  esconde-esconde, taco, peteca e elástico era mesmo divertido! Meninos e meninas juntos, sem preconceito, sem maldade, todo mundo era amigo de todo mundo.

            Ah, bons tempos aqueles quando os vizinhos pegavam seus banquinhos e sentavam em frente das casas jogando conversa fora por horas. Vida boa era essa!

Eu lamento ao pensar que as crinças de hoje não desfrutam e nem desfrutarão de experiências como estas que a minha geração desfrutou. As crianças atualmente tem seus celulares, Ipads e tudo mais com tecnologia. Brincam seus jogos eletrônicos sozinhas e até preferem conversas virtuais que as face a face. Embora tanta tecnologia nos traga um mundo vasto de informções e entretenimento, e sejam muito fascinantes em certos momentos, me pergunto muitas vezes se realmente estamos evoluindo.

            O mundo moderno tem muito a nos oferecer, eu sei. Tanta tecnologia a disposição a qualquer hora! E o interessante é que nós somos adaptáveis a ele. Nos adaptamos até muito rápido. Para mim é fascinante poder usar um celular com tantas funções. Embora eu seja terrível para encontrar endereços, eu nunca fico perdida(ou quase nunca) porque o GPS me informa as direções que devo ir.  Se preciso de qualquer informação, vou rapidinho no google e lá está o que eu procurava. Milhares de livros num pequeno aparelho, todas as minhas músicas preferidas num pequeno aparelho eletrônico. E o que mais me deixa maravilhada é poder ver os meus pais, e conversar com eles mesmo estando em lugares diferentes. Aí eles acompanham o crescimento do meu filho pelo skype, msn ou qualquer outro recurso online que está disponível. É muito bom poder manter contato com as pessoas que tanto amo, mas que moram no Japão, Alemanha, França, Brasil e pelo mundo a fora e ainda podemos sentir-nos pertinhos um do outro com essas conversas virtuais. Mas sabe onde eu realmente quero chegar? APARELHOS ELETRÔNICOS NÃO DEVEM SUBSTITUIR PESSOAS!!!!!!!

Mas sim, vejo que toda essa tecnologia aí para explorarmos diariamente estão substituindo pessoas. Querem um exemplo?  Aqui onde moro não há transporte público, todo mundo dirige seu próprio veículo. Mas onde trabalho é um lugar gigantesco e para visitarmos os diferentes setores temos alguns microônibus que circulam pela empresa. Havia um grupo de 6 pessoas a espera deste ônibus. O máximo que falaram um para o outro foi um “OI”  e aí todos voltaram suas atenções para os seus Iphones. Ninguem conversou com ninguém. E foi aí que pensei, caramba, ninguém mais conversa com ninguém? É claro, um iphone tem muito mais informações interessantes a se buscar do que uma pessoa, não é?

Certo dia, num fim de tarde, Ben, Daví e eu estávamos sentados juntos na sala de casa. O que é algo um tanto raro devido nossa rotina de trabalho. Nós três tínhamos tido um dia longo e parecia que só queríamos descansar e fazer nada. Aí eu fiquei pesquisando algumas coisas no meu computador, Ben estava jogando no computador dele, e Daví estava brincando com o meu celular. Típica cena da família moderna,né. Eu parei de fazer o que eu fazia, olhei ao nosso redor, e pensei que isso não estava certo. Eu não quero minha família nesse padrão moderno familiar! De verdade, eu odeio isso. Prefiro que conversemos uns com os outros ou façamos algo juntos do que simplesmente estarmos juntos. Então lembrei que alguém no meu trabalho falou que quando ela e o marido chegam em casa do trabalho, eles desligam o celular, não ligam o computador ou TV e vão preparar o jantar juntos e perguntam um ao outro a aos filhos como foi o dia, o que aprenderam, e passam o restante da noite juntos. É isso o que eu quero para minha família. O que é um grande desafio, eu sei.

Eu gosto muito de receber mensagens no celular, email ou nas redes sociais, mas ainda sinto falta das cartinhas que até uns quatro anos atrás eu recebia e enviava aos amigos com frequência.

Eu gosto muito das risadinhas virtuais que fazemos no teclado do computador,ou do LOL(Laugh out and loud- traduzinho Gargalhada) que digitamos quando falamos algo engraçado, mas de verdade eu ainda prefiro ouvir um risada de verdade. Saudade das gargalhadas engraçadas e esquisitas das minhas amigas. Se elas lerem isso vão saber que falo delas. Eu prefiro as conversas face a face, ouvindo a voz, sentindo o abraço, o cheiro, as feições no rosto, sentindo a emoção. Prefiro as caminhadas ao ar livre do que fazer uma caminhada na esteira na sala. Eu prefiro ler o livro virando as páginas. Escrever no papel sem usar siglas, ou seja lá como se fala para essas abreviações que digitamos. Eu prefiro pessoas de verdade!

Somos abençoados por vivermos numa época com tantas informações , com tanta tecnologia que avança cada dia e facilita nossas tarefas, que torna eficaz nosso trabalho e nos aproxima de quem está literalmente a uma longa dintância, mas devemos ser sábios para que elas não nos afastem de quem realmente está pertinho. Lembremos que um aparelho eletrônico não é mais importante que nossos filhos, cônjuges, familiares, amigos ou até um desconhecido (que perdemos a oportunidade de conhecer por focalizarmos nossa atenção ao nosso celular moderno). Precisamos analizar se nossas prioridades estão na ordem certa!

 
Por favor, veja o video em anexo e dê uma boa risada:)
 

 
 
 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

De volta ao lar

 
 

Não importa se estou no melhor trabalho do mundo, ou se estou de férias num hotel de luxo, ou visitando qualquer outro lugar extraordinário. Não importa se minha casa é a mais simples, e à vista de outros nada atrativa. No fim do dia é para o descanso e segurança da  minha casa que quero voltar.

Eu me recordo que quando eu era criança meu pai viajava muito a trabalho, e lembro dele contando que tinha que viajar longas horas para chegar em casa e essas horas gastava toda as folgas dele e ele tinha um dia só para ficar em casa com a família. O restante das horas era para retornar ao trabalho. Mas o sacrifício era válido para estar conosco em casa. Nenhum lugar é como estar em casa, nosso lar!

Fiquei pensando nesta jornada na mortalidade. Esta é a nossa morada temporária. Por mais fascinante ou desafiadora que ela pode ser, esperamos voltar à nossa morada Celeste. Nada será mais maravilhoso do que estar no nosso lar Celestial, lugar em que nós pertencemos. Para mim, nada nesta terra pode ser mais valioso do que merecer voltar a esta morada. Espero que consigamos levar a nossa vida de tal modo que tenhamos as boas vindas por nosso Pai Celestial.

 “Não há nenhum lugar como nosso lar, especialmente quando este lar é o céu!”


sábado, 20 de abril de 2013

Inverno e primavera


 
Morei a vida inteira num Estado em que das Quatro Estações só presenciamos duas: Verão e inverno. Não neve, ou muito frio, mas muita chuva no inverno, e sol forte demais no verão. Então vivenciar as quatro estações agora é um tanto quanto fascinante. Estávamos no Inverno há pouco, e todas as árvores morreram, ou dormiam como muitos falam. Só os troncos com galhos secos. As folhas jogadas por todo o chão. Poucos dias depois tudo muda como uma mágica. As árvores mostram todo o verde que contém com as folhas recem nascidas indicando então que estamos na primavera. Flores tão coloridas por todo os lados, e com belezas diferentes e envolventes. O perfume delas invade os caminhos que passamos, (e claro que o pólen deixa muita gente com alergia, acho que é o único ponto negativo nesta época) mas tudo é muito lindo, e o dias são mais longos. 9 horas da noite é quando o sol desaparece. Muito bom para prolongar as atividades, mas também um desafio para as crianças dormirem cedo por ser tão claro lá fora.

Observando essas mudanças não pude deixar de comparar essa mudança do Inverno para a Primavera como as nossas experiências pessoais. Muitas vezes as dificuldades vão nos levar para o adormecer ou mais perto da escuridão da morte de nossa fé. Nossas folhas ficam secas, caem, e só nossos troncos indicam que continuamos alí de pé, mas aparentemente sem vida. E sabemos que somente o amor de um Pai Celestial  é capaz de renovar nossas forças, nossa esperança e de nos trazer de volta para a luz. Nossa vida fica mais colorida e perfumada quando acreditamos Nele e vivemos o que Ele nos ensina. Só nosso Salvador é capaz de transformar um terreno seco, sem vida, num jardim admirável. Devemos diariamente manter nossa fé e voltar nossas esperanças para Deus. Não importa em que situação estejamos em nossas vidas, lembremos que há sempre um novo dia para recomeçar. Não deixemos que as provas de nossas vidas nos afastem de nosso Pai Celestial tão bondoso. As provações passam, e nos torna mais fortes. Embora muitas vezes não entendamos os propósitos de certas dificuldades, A alegria sempre vem no final. Que nós nunca desistamos de fazer o bem. Nunca desistamos de seguir ao nosso Salvador. Ele nos ama. Estamos todos sob os cuidados Dele!
 
**************************************************
I Lived my entire life in a state where we just witnessed two seasons of Four Seasons: summer and winter. No snow or very cold weather, but a lot of rain in the winter and too hot in the summer time. Then experience the four seasons is now somewhat fascinating. We were just in the winter a few days ago, and all the trees died, or slept as many says. Only logs with twigs. The sheets moves across the ground. A few days later everything changes as a spell. Trees display that contains all the green leaves with newly born then indicating that we are in spring. As colorful flowers around the places, and with different beauties and engaging. The scent of them invades the gardens,  everything is very beautiful, and the days are longer. The sun disappears late. Very good to prolong the activities, but also a challenge for the kids to sleep early because it is so bright outside.
Observing these changes I could not help but compare this change winter to spring as our personal experiences. Often the difficulties will lead us to fall asleep or closer to the darkness of the death of our faith. Our sheets are dry, fall, and our logs indicate that only continue standing there, but apparently lifeless. And we know that only the love of a Heavenly Father is able to renew our strength, our hope and bring us back to the light. Our life is more colorful and fragrant when we believe Him and when we live in  what He teaches us. Only our Savior is able to transform a dry ground, lifeless, in a wonderful garden. We must keep our faith and daily turn our hopes to God. No matter what situation we are in our lives, let us remember that there is always a new day to start over. Let not the evidence of our lives diverts us from our  kind Heavenly Father. The trials makes us stronger. Although we often do not understand the purposes of certain difficulties, Joy always comes in the end. We should never give up doing good. We should never give up to follow the Savior. He loves us. We are all under his care!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Para ser feliz

Vivemos numa época em que estamos ocupados demais com tudo. Há geralmente muitas coisas que consumem nosso tempo e acabamos por não fazer as coisas que muito gostamos. Há um tempinho atrás passei na frente em um dos escritórios de onde trabalho que continha uma placa no armário com os dizeres: “ FAÇA DIARIAMENTE UMA COISA QUE FAZ VOCÊ FELIZ”. Esta frase me foi muito profunda. Fiquei refletindo sobra as coisas que estava fazendo e claro que questionei minhas prioridades, e embora eu estivesse fazendo tudo o que julguei serem importantes, percebi que havia algum tempo que já não lia um bom livro, porque isso me consume muito do tempo que não tenho, mas que eu leio as coisas que mais me interessam. Percebi que já não danço com as amigas, ou escrevo no meu blog que nem sei se ainda está ativo. Nunca mais escrevi uma carta para um amigo, ou no meu Diário. Os meus velhos hábitos ficaram meio que esquecidos. Não vou dizer que é culpa do Daví que não tenho tempo para essas coisas mais, mas claro que embora seja maravilhoso ser mamãe do meu menino, o meu tempo quando não estou no trabalho é dele sim, da casa, do marido...e tudo isso me faz feliz, mas e o meu tempo para mim?
Após ler aquela placa comecei a fazer algumas pequenas mudanças. Comecei a dar alguns passos curtos, porém firmes. Pequenas coisas que acrescentaram no meu progresso nesse contexto de fazer o que traz felicidade e estão aos poucos enriquecendo meu dia a dia.
Depois de tanto tempo tendo uma banheira no banheiro, percebi que eu nunca havia usado. O dia no trabalho havia sido longo, então pensei nos filmes com aquelas cenas relaxantes das mulheres com um pedaço de pepino nos olhos, e um fone nos ouvidos. Achei que seria uma boa idéia tentar. Enchi a banheira com água quentinha, com bolhas de sabão perfumadas. Não pepinos, não fone de ouvidos, mas fiquei lá envolvida nos meus pensamentos e relaxei por uns 30 minutos. Ganhei meu dia! Fiz algo que me deixou feliz!
Fui acrescentando idéias meio improvisadas no que eu poderia fazer nos próximos dias para me deixar feliz. Um dia cheguei do trabalho e o dia estava lindo! Tudo lá fora gritando que é primavera. Com o Daví nos braços, encostei-me na vidraça da porta, olhei o céu azul como nunca, e saí por uns minutinhos. Todo o silêncio de costume da minha vizinhança estava sendo ocultado pelo cantar de dezenas de passarinhos. A natureza falou comigo. Como que alguém pode não ter alegria ao ouvir o belo cantar dos pássaros? Aí ganhei meu dia.
Nada me traz tanta felicidade do que passar um tempo com o meu baby ensinando sobre tudo. Cores, números, família...Semana passada eu expliquei sobre cada membro da família, mas ainda mamãe é a palavra preferida dele, e às vezes troca para papai. Esta semana estou ensinando a palavra te amo. Mamãe te amo!, Papai te amo, vovó e vovô te amo! E assim fui. No final Daví disse: “Mama amo!” E eu toda feliz respondi, e mamãe te ama também! Fiz algo que me deixa feliz.
Hoje minha amiga e eu no trabalho tomamos um Milkshake. Geralmente fazemos isso uma vez ao mês. O que fica difícil resistir porque temos milkshake de graça cada dia no trabalho. Quando terminamos dissemos uma a outra que fizemos algo que nos deixou feliz, sem culpa na consciência pelas calorias.
Descobri então que há pequenas coisas que podem ser feitas para enriquecer minha vida. Sempre haverá coisas negativas acontecendo ao nosso redor, mas ainda podemos escolher fazer coisas que nos farão bem e nos trará felicidade. Felicidade talvez passageira ou duradoura dependendo do ponto de vista! A vida é muito bela, e devemos sim fazer pelo menos uma coisa a cada dia que nos deixe felizes!!!
 
 

  Ideias de Natividade